quarta-feira, 24 de março de 2010

Ser humano

"Arrisco argumentar sobre tal, o ser humano. Ser humano é sinônimo de pensar, errar, agir. Mas aí é que está, nós somos todos seres humanos, mas será que somos humanos de fato? Ser humano pode ser ouvir, não aquele apenas escutar, estando presente só em corpo e com a mente ausente. Pode ser também, olhar e não apenas passar a vista sobre tudo. Humanidade é ter percepção, é sentir a atmosfera e o que há em volta. É ter sensibilidade essencialmente. É ter a percepção de não apenas passar pelos lugares, pela vida, pelas pessoas. É sentir, tirar aprendizados e transparecer emoções.
Na verdade cada um pensa diferente e isso que faz a vida ter graça. Cada um com seu mundo particular e ao mesmo tempo inseridos num universo comum. Então, será que as semelhanças são mesmo mera conhecidência? Talvez esteja nisso o motivo de alguns acreditarem em razões. Seres humanos são seres ligeiramente simples e com ideias e pensamentos tão complexos. O que acontece é que tudo acaba sendo relativo, dependendo sempre do que tomamos como referencial. Seja físico, ou abstrato, mas haverá mil maneiras de argumentar e de projetar vários efeitos, motivos, explicações. Bom... ser humano está relacionado a personalidade de cada ser, afinal cada qual com uma essência, e lamentável, ou felizmente nem todos dispõem de uma mesma assimilação. Pois, a personalidade depende diretamente das experiências de vida, do contato com a sociedade e da relação com os demais, daí, se forma uma estrutura e uma linha de raciocínios que poderão ajudar na conduta para a formação de conceitos ou "préconceitos" sobre quaisquer assuntos. Por isso não se julga os outros, tudo no ser humano será baseado na educação e formação que terá acesso nos primeiros anos de vida até a fase de dicernimento e assimilação do que se quer ou não absorver.
Nós temos o direito de ir e vir, mas é necessário instrução para abrir a mente do cidadão e dar a oportunidade dele vir a ser um homem capacitado para agir em melhora de toda a nação. Juntos somos grandes, sozinhos não somos ninguém. Que acha de segurarmos na mão e abraçarmos essa ideia? Lutar pela educação e união, essa é uma boa causa."

Jacqueline Litwak

Nenhum comentário:

Postar um comentário